sexta-feira, 7 de junho de 2013

PROJETO MEIO AMBIENTE

SEMANA DO MEIO AMBIENTE


PARABÉNS PROFESSORES E ALUNOS PELO BRILHANTE PROJETO!


















I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE RIO PARDO DE MINAS-MG

Realizada no dia 05/06/2013, no Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI "Monteiro Lobato" com a presença de todos os segmentos da sociedade civil e autoridades municipais.

Excelente trabalho da Secretária de Educação Maria Eliza Pinheiro Costa e toda equipe da Secretaria Municipal de Educação de Rio Pardo de Minas!

Parabéns a todos os envolvidos e/ou organizadores do evento, o qual foi realizado com sucesso e 100% de aproveitamento!

       O objetivo da Conferência é a discussão de argumentos, propostas e leis voltadas para a CONAE 2014 - Conferência Nacional da Educação. Acesse o link para informações gerais sobre a CONAE 2014: http://conae2014.mec.gov.br/
         O diretor Josiel Gomes da Silva da Escola Municipal Professora Rosa Herculana participou da I Conferência Municipal de Educação divulgando e direcionando sobre o tema: Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social, o qual apresenta grande relevância no contexto social e educacional e faz parte da nossa realidade cotidiana. 
Tópicos de discussão do diretor Josiel.



Objetivo geral:
 Promover a construção coletiva de propostas para o desenvolvimento educacional de Rio Pardo de Minas.

Argumentação teórica: 
Transformação das lutas em ações concretas objetivando uma educação de qualidade;
É preciso romper com as práticas autoritárias na cultura social brasileira para uma tomada de decisão no campo educacional;
Romper com a participação restrita e adequar ao compartilhamento das decisões e do poder;
Aperfeiçoar os espaços democráticos favorecendo a interlocução entre os setores da sociedade;
Consolidar que a participação não se decreta, não se impõe, não pode ser entendida apenas como mecanismo formal/legal;Compartilhar as ações e tomadas de decisão por meio do trabalho coletivo;
A perspectiva democrática direciona a alternância nos postos de comando e funções a serem desempenhadas, estas com solidariedade e coletividade;
A participação popular e o controle social é fator primordial  para uma gestão democrática;

Proposições e estratégias: 
Fortalecer os mecanismos que assegurem a transparência e controle social na utilização dos      
recursos públicos aplicados na educação, criação de portais eletrônicos, capacitação de      membros dos conselhos educacionais, acompanhamento e colaboração entre o MEC e as três esferas do poder;
Apoiar a gestão democrática técnica e financeiramente transferindo diretamente os recursos 
financeiros à escola;
Articular as políticas de acesso e permanência, garantir o direito às crianças, jovens, adultos, idosos, estudantes do campo, negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, transtornos globais e superdotação;
Ampliar os programas de apoio e formação a todos os Conselhos de Educação e controle social, controle do FUNDEB e da alimentação escolar;
Institucionalizar a conferência Nacional de Educação, conferências livres, municipais, estaduais, distritais, garantindo condições financeiras e técnicas;
Criar e fortalecer as comissões de meio ambiente e qualidade de vida como espaço colegiado democrático da comunidade escolar;
Garantir que todas as Instituições Federais de Ensino Superior tenham Plano de Desenvolvimento Institucional, garantir autonomia financeira, administrativa e pedagógica das IFES;
Garantir a representação paritária (movimentos sociais e governo) nos fóruns decisórios de políticas públicas educacionais;
Estimular a participação da comunidade escolar na elaboração do PPP, currículos escolares, planos de gestão e regimentos escolares;
Estimular a constituição de grêmios estudantis, associações de pais e mestre, assegurando espaço adequado e condições aptas;
Estabelecer diretrizes nacionais para a gestão democrática, prazo de um ano contando da aprovação do PNE e assegurar condições do prazo de dois anos, após aprovação do PL Nº 8.035/2010 (PNE), efetivando a gestão democrática nas instituições públicas por meio da participação da comunidade escolar e local;
Mobilizar as famílias e setores da sociedade, articulando A educação formal com experiência de educação popular e cidadã: Participação conjunta.
Constituir fóruns paritários, envolvendo gestores públicos, trabalhadores da educação e organizações da sociedade civil para debater o financiamento da educação suas diretrizes;
Promover a gestão democrática garantindo a participação dos profissionais da educação, familiares, estudantes e comunidade local; elaboração dos planos; apoio na construção do PPP; promoção da autonomia pedagógica, administrativa e financeira das instituições públicas;

Reflexão sobre o assunto/ Considerações Finais:
"Alcançaremos os objetivos quando cada um assumir o seu papel de PROFISSIONAL colaborador para uma educação de qualidade."

“O TRABALHO EM EQUIPE É A CHAVE PARA O SUCESSO INSTITUCIONAL.”
                                                                                                                  PROF. JOSIEL  

SEMANA DO MEIO AMBIENTE


Nesta semana os professores e alunos da Escola Prof.ª Rosa Herculana direciona as atenções para o "PROJETO DE MEIO AMBIENTE" com muitas atrações, dinâmicas e principalmente o processo de preservação.



 Projeto "Meio Ambiente" início em 03/06/2013

 Alunos preparando o solo e plantando a horta, esta que também já é um projeto interdisciplinar da escola.

 Diretor Josiel acompanhando trabalho dos alunos. Projeto elaborado pela professora Isabella (Ciências).



 O trabalho em equipe reflete em bons resultados.


PARABÉNS EQUIPE ROSA HERCULANA!!!

segunda-feira, 20 de maio de 2013





II ENCONTRO DO TEMPO
COMUNIDADE LECAMPO - FaE/UFMG



A ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ROSA HERCULANA TEM A HONRA EM RECEBER TODA A EQUIPE DE ALUNOS E PROFESSORES DA UFMG NO DIA 24 DE MAIO ÀS 13H:30MIN.  NA SEDE DA ESCOLA PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES MULTIDISCIPLINARES.


A DIREÇÃO E TODA EQUIPE DE FUNCIONÁRIOS DA EMPRH CONVIDA TODA A COMUNIDADE ESCOLAR PARA PARTICIPAR DO ENCONTRO.


terça-feira, 14 de maio de 2013


10 DE MAIO

COMEMORAÇÃO: DIA DAS MÃES


A GESTÃO ESCOLAR E A EQUIPE DO MATUTINO PROMOVERAM UMA HOMENAGEM ÀS MÃES E A ENTREGA DOS BOLETINS DO 1º BIMESTRE. 

TIA LIDIANE, TIA REGIANE, TIO ALÉCIO, TIA TÂNIA, TIA CARINE, TIA NÍVEA E TIA GLÓRIA, PARABÉNS PELO EMPENHO  E DEDICAÇÃO NA REALIZAÇÃO DO EVENTO!



















segunda-feira, 13 de maio de 2013



10 DE MAIO - 
"PROJETO FAMÍLIA NA ESCOLA"

  Parceria Imprescindível

          Os principais pilares da humanidade, Família e Escola, só será possível através de sólida parceria com a soma de esforços, cada um assumindo seus distintos papéis e missão para superar os grandes desafios deste nosso desvairado mundo globalizado. A família é o núcleo social de maior importância. É uma instituição permeada de tradição, da qual se extrai o fundamento social e moral, aspectos que determinam o interesse da sociedade. E é justamente por ser algo tão complexo que abordar aspectos da relação pais e filhos fundados no ambiente escolar também se torna uma tarefa difícil. Ainda mais na atualidade, quando nos deparamos com novas organizações familiares e, também, com a crise pela qual essa instituição vem passando.
          Mesmo sabendo que a mediação da relação entre alunos, familiares e escola faz parte do trabalho diário da equipe de ensino, muitas vezes, junto com os alunos, não conseguimos sensibilizar os pais para esta importante tarefa – ela perde espaço para rotinas familiares diárias, como trabalho, lazer, afazeres domésticos e compromissos inadiáveis. Por esse motivo é comum observar a reduzida presença de pais ou de responsáveis (avós, tios, irmãos, entre outros) nos encontros, nos atendimentos individuais e mesmo nos eventos culturais e desportivos promovidos pela escola.
           Sem dúvidas, criar os filhos, educá-los, prepará-los para agir com responsabilidade e com segurança no conturbado mundo em que vivemos é uma tarefa exigente e desafiadora. Não podemos deixar de lado o fato de que família e escola são pontos de apoio e de formação n vida de um cidadão. Quanto melhor for a parceria entre ambos, mais positivos e significativos serão os resultados. Por isso, jamais a escola poderá assumir a função da família na vida do aluno. É importante que pais, professores e alunos entendam e trabalhem as questões do dia-a-dia, buscando compreender com clareza cada situação vivida no ambiente escolar; o que, sem dúvida alguma, não é tarefa fácil!

Público Alvo: Alunos da Rede Municipal de Ensino Fundamental e toda comunidade escolar.

Objetivo Geral: Desenvolver um trabalho coletivo entre Escola e Família, como parceiros indispensáveis no crescimento e valorização do desenvolvimento integral do aluno, fortalecendo assim o processo ensino-aprendizagem resgatando valores e compromissos com a sociedade escolar e social promovendo uma melhor qualidade de ensino.   

Objetivo Específico:

  • Valorizar as relações de parcerias com a família na escolarização, no desenvolvimento e na construção da aprendizagem da criança, fortalecer os vínculos afetivos, promover a formação do aluno;
  • Promover a interação efetiva dos pais na proposta pedagógica desenvolvida em sala de aula e na escola como um todo e ao mesmo tempo, apresentar as atividades realizadas pelos alunos durante o decorrer do ano letivo;
  • Compreender a diversidade humana como um desafio entre ideal e o real;
  • Estabelecer mecanismos entre família e a escola promovendo um desenvolvimento integral no processo educacional resultando uma melhor qualidade de ensino;
  • Fotos, filmagens (por conta escola).
  • Resgatar o aluno desmotivado e evadido do seu contexto social, para a sua integração com a comunidade de forma a interagir de modo participativo nos movimentos culturais;
  • Inserir o aluno no seu contexto histórico sócio – cultural, elevando sua auto-estima;
  • Interagir com a comunidade, tornando-o cidadão consciente e protagonista de sua realidade;
  • Motivar o aluno a permanecer na escola, participando das práticas sócio-culturais;
  • Resgatar a dignidade do ser participativo autônomo e solidário, no contexto cultural da sociedade na qual esta inserido;
  • Resgatar o aluno através de uma dimensão multicultural;
  • Privilegiar o próprio espaço escolar, retratando sua diagnose;
  • Ajudar para que a família perceba que o seu relacionamento com a escola é fundamental no processo educativo;
  • Buscar de forma integrada a presença da família na escola.
             A família é importantíssima para a preservação da espécie humana, para o equilíbrio emocional, físico, social e espiritual das pessoas. A família é chamada “a célula mater da sociedade”. 
Escola e família esquecem que essa vida é uma passagem e que nosso papel só se enriquece se temos como objetivo compartilhar, dividir e contribuir para que outros vivam melhor, principalmente aqueles com quem vivemos e amamos. Sempre  devemos acreditar que o mais forte e amadurecido abrirá a porta da liberdade e da conscientização.A Escola pode dar o primeiro passo, pela própria base de formação da qual é portadora. Sabemos que os pais exercem extrema influência, mais do que eles próprios imaginam. Educar demanda uma grande responsabilidade. “A educação começa no berço”. Na verdade, a educação começa ainda no útero materno.

imagem2 Melhor Ensinamento é o Exemplo:

“A melhor lição é a ação sem nunca deixar de lado o diálogo”.

Acesse projeto completo em: 

















PARABÉNS A TODOS OS FUNCIONÁRIOS QUE EMPENHARAM PARA A ORGANIZAÇÃO DO EVENTO!