segunda-feira, 30 de setembro de 2013


INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTAS E ESCOLA ROSA HERCULANA
PARCERIA DE SUCESSO

No dia 25 de setembro recebemos a visita do Sr. Plínio, Gerente do Parque Estadual de Serra Nova, que ministrou uma excelente palestra sobre Meio Ambiente, Preservação e História do Parque.
Parabéns pelo trabalho e obrigado pela parceria! 








25 DE SETEMBRO - DIA DO TRÂNSITO

A nossa instituição alerta e se preocupa com os acidentes de trânsito. O Gestor Escolar Josiel agradece a Polícia Rodoviária em nome do Sr.Fernando e aguarda a visita de toda sua equipe!

  O Dia Nacional do Trânsito é comemorado no dia 25 de SetembroEste dia comemorativo está inserido na Semana Nacional do Trânsito, que ocorre entre 18 e 25 de Setembro.
  O Dia Nacional do Trânsito foi instituído aquando da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em Setembro de 1997. Este dia tem como principal objetivo a realização de eventos de conscientização em relação ao trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
   É essencial o ensino de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, para que as estatísticas alarmantes possam mudar. O Brasil é dos países com mais acidentes de trânsito, nos quais morrem por ano aproximadamente 40 000 pessoas.

PALESTRA EDUCATIVA

Realizada no dia 20 de setembro na E. E. Profª. Marlene Carmo presidida pela Promotora de Justiça da Comarca de Rio Pardo de Minas-MG.
O evento foi um sucesso!

Aguardando fotos.

21 DE SETEMBRO - DIA DA ÁRVORE

NOSSA ESCOLA LIMITA-SE COM O PARQUE ESTADUAL DE SERRA NOVA, SOMOS PARCEIROS DO INSTITUO ESTADUAL DE FLORESTAS E PRESERVAMOS O MEIO AMBIENTE!

Breve histórico:

         dia da árvore é comemorado no dia 21 de Setembro. Esta data foi escolhida porque consiste no início da Primavera, no hemisfério Sul.
    Apesar de ainda ser comemorado nos dias de hoje, o dia da árvore foi substituído pela Festa Anual das Árvores, instituída pelo decreto federal 55.795 de 24 de Fevereiro de 1965.
      De acordo com o artigo 2º desse mesmo decreto, a Festa Anual das Árvores tem como objetivo "difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da Pátria e no bem-estar dos cidadãos."



segunda-feira, 16 de setembro de 2013

ESCOLA ROSA HERCULANA NO RITMO DO 7 DE SETEMBRO

PROJETO: 7 DE SETEMBRO

PARABÉNS EQUIPE!









7 DE SETEMBRO

DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

História da Independência do Brasil

A Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I as margens do riacho do Ipiranga em São Paulo.

Causas:

- Vontade de grande parte da elite política brasileira em conquistar a autonomia política;

- Desgaste do sistema de controle econômico, com restrições e altos impostos, exercido pela Coroa Portuguesa no Brasil;

- Tentativa da Coroa Portuguesa em recolonizar o Brasil.

Dia do Fico

- D. Pedro não acatou as determinações feitas pela Coroa Portuguesa que exigia seu retorno para Portugal. Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro negou ao chamado e afirmou que ficaria no Brasil.

Medidas pré independência:

Logo após o Dia do Fico, D. Pedro I tomou várias medidas com o objetivo de preparar o país para o processo de independência:

- Organização a Marinha de Guerra

- Convocou uma Assembleia Constituinte;

- Determinou o retornou das tropas portuguesas;

- Exigiu que todas as medidas tomadas pela Coroa Portuguesa deveriam, antes de entrar em vigor no Brasil, ter a aprovação de D. Pedro.

- Visitou São Paulo e Minas Gerais para acalmar os ânimos, principalmente entre a população, que estavam exaltados em várias regiões.

A Proclamação da Independência

Ao viajar de Santos para São Paulo, D. Pedro recebeu uma carta da Coroa Portuguesa que exigia seu retorno imediato para Portugal e anulava a Constituinte. Diante desta situação, D. Pedro deu seu famoso grito, as margens do riacho Ipiranga: “Independência ou Morte!”

Pós Independência

- D. Pedro I foi coroado imperador do Brasil em dezembro de 1822;

- Portugal reconheceu a independência, exigindo uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas;

- Em algumas regiões do Brasil, principalmente no Nordeste, ocorreram revoltas, comandadas por portugueses, contrárias à independência do Brasil. Estas manifestações foram duramente reprimidas pelas tropas imperiais.  


PASSEIO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO ESTUDANTE

20 DE AGOSTO
ALUNOS E TODA EQUIPE DA PRH REALIZARAM UM PASSEIO NO CLUBE "S.E.R. RIO PARDO DE MINAS"