sexta-feira, 6 de dezembro de 2013


UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
ESCOLA DE GESTORES - ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

OBJETIVO GERAL DO CURSO
Formar, em nível de pós-graduação lato sensu, especialistas em Gestão Escolar para atuarem nas escolas públicas de Educação Básica do Estado de Minas Gerais, visando à ampliação de suas capacidades de análise e resolução de problemas.

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

Caros amigos, acessem os links abaixo e confira as atividades realizadas:








20 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro nasociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.



PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA

AGUARDANDO FOTOS...
15 DE NOVEMBRO - PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

A Proclamação da República Brasileira foi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador D. Pedro II. Foi, então, proclamada a República do Brasil.
A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.
Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um governo provisório republicano. Faziam parte, desse governo, organizado na noite de 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e chefe do Governo Provisório; o marechal Floriano Peixoto como vice-presidente; como ministros, Benjamin Constant Botelho de MagalhãesQuintino BocaiuvaRui BarbosaCampos SalesAristides LoboDemétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos membros regulares da maçonaria brasileira.


12 DE NOVEMBRO - DIA DO DIRETOR ESCOLAR

"UM DIRETOR DE ESCOLA É ANTES DE TUDO UM EDUCADOR. A BOA GESTÃO ESCOLAR REPERCUTE DE FORMA PROFUNDA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS. EDUCAÇÃO, RESPONSABILIDADE DE TODOS!" 
                                                                 EQUIPE DA E.M.P.R.H.


AGRADECIMENTOS:
CAROS COLEGAS, MUITO OBRIGADO PELA HOMENAGEM. MEUS SINCEROS VOTOS DE GRATIDÃO E RESPEITO A TODOS VOCÊS. SINTO-ME ORGULHOSO EM FAZER PARTE DE UMA EQUIPE TÃO DEDICADA E COMPROMISSADA! 
                                                                          DIRETOR JOSIEL

AGUARDANDO FOTOS...

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

15 DE OUTUBRO - DIA DO PROFESSOR

PARABÉNS COLEGAS, VOCÊS SÃO ESSENCIAIS PARA O PROGRESSO DA EDUCAÇÃO DO NOSSO BRASIL!!!

O dia do professor é comemorado em 15 de outubro.
Durante seu período de formação, esse profissional desenvolve habilidades que o ajudará a lidar com crianças e jovens que estão em fase escolar, como metodologias de trabalho e didática de ensino.
Hoje em dia os professores têm um papel social maior, estão mais envolvidos e engajados no exercício da profissão, pois as metodologias de ensino mudaram muito de uns anos pra cá.
O professor deixou de ser visto como o todo poderoso da sala de aula, o detentor do saber, o dono da razão, e foi reconhecido como o instrumento que proporciona a circulação do conhecimento dentro da sala de aula.
Isso acontece em razão de seu modo de agir, a maneira como conduz as aulas, pois considera os conhecimentos que os alunos levam consigo, fazendo com que cada um manifeste a sua opinião acerca dos assuntos discutidos.
A criação da data se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63.
Os conceitos trabalhados eram diferenciados de acordo com o sexo, sendo que os meninos aprendiam a ler, a escrever, as quatro operações matemáticas e noções de geometria. Para as meninas, as disciplinas eram as mesmas, porém no lugar de geometria entravam as prendas domésticas, como cozinhar, bordar e costurar.
A ideia de fazer do dia um feriado surgiu em São Paulo, com o professor Salomão Becker, que propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências etc.
A reunião foi um sucesso e por este motivo outras escolas passaram a adotar a data, até que ela se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país.
Anos depois a data passou a ser um feriado nacional, dando um dia de descanso a esses profissionais que trabalham de forma dedicada e por amor ao que fazem.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

12 DE OUTUBRO - DIA DAS CRIANÇAS

A E. M. PROFª. ROSA HERCULANA ENTROU EM RITMO DE FESTA, COM BRINCADEIRAS E DIVERSÕES!


HISTÓRIA DO DIA DAS CRIANÇAS

No ano de 1924, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924. Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes. Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos no Brasil.


AGUARDANDO FOTOS...

segunda-feira, 7 de outubro de 2013


POLÍCIA MILITAR E ESCOLA ROSA HERCULANA, UNIDAS EM BUSCA DO DESENVOLVIMENTO DA NOSSA COMUNIDADE!

PALESTRA EXTRAORDINÁRIA COM O SOLDADO ANDRADE, ABORDANDO A TEMÁTICA: VIOLÊNCIA NA ESCOLA, DROGAS E TRÂNSITO.

PARABÉNS AO SD ANDRADE E NOSSOS SINCEROS AGRADECIMENTOS AO 3º PELOTÃO DA POLÍCIA MILITAR E A 2ª CIA DA POLÍCIA MILITAR INDEPENDENTE









segunda-feira, 30 de setembro de 2013


INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTAS E ESCOLA ROSA HERCULANA
PARCERIA DE SUCESSO

No dia 25 de setembro recebemos a visita do Sr. Plínio, Gerente do Parque Estadual de Serra Nova, que ministrou uma excelente palestra sobre Meio Ambiente, Preservação e História do Parque.
Parabéns pelo trabalho e obrigado pela parceria! 








25 DE SETEMBRO - DIA DO TRÂNSITO

A nossa instituição alerta e se preocupa com os acidentes de trânsito. O Gestor Escolar Josiel agradece a Polícia Rodoviária em nome do Sr.Fernando e aguarda a visita de toda sua equipe!

  O Dia Nacional do Trânsito é comemorado no dia 25 de SetembroEste dia comemorativo está inserido na Semana Nacional do Trânsito, que ocorre entre 18 e 25 de Setembro.
  O Dia Nacional do Trânsito foi instituído aquando da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em Setembro de 1997. Este dia tem como principal objetivo a realização de eventos de conscientização em relação ao trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
   É essencial o ensino de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, para que as estatísticas alarmantes possam mudar. O Brasil é dos países com mais acidentes de trânsito, nos quais morrem por ano aproximadamente 40 000 pessoas.

PALESTRA EDUCATIVA

Realizada no dia 20 de setembro na E. E. Profª. Marlene Carmo presidida pela Promotora de Justiça da Comarca de Rio Pardo de Minas-MG.
O evento foi um sucesso!

Aguardando fotos.

21 DE SETEMBRO - DIA DA ÁRVORE

NOSSA ESCOLA LIMITA-SE COM O PARQUE ESTADUAL DE SERRA NOVA, SOMOS PARCEIROS DO INSTITUO ESTADUAL DE FLORESTAS E PRESERVAMOS O MEIO AMBIENTE!

Breve histórico:

         dia da árvore é comemorado no dia 21 de Setembro. Esta data foi escolhida porque consiste no início da Primavera, no hemisfério Sul.
    Apesar de ainda ser comemorado nos dias de hoje, o dia da árvore foi substituído pela Festa Anual das Árvores, instituída pelo decreto federal 55.795 de 24 de Fevereiro de 1965.
      De acordo com o artigo 2º desse mesmo decreto, a Festa Anual das Árvores tem como objetivo "difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da Pátria e no bem-estar dos cidadãos."



segunda-feira, 16 de setembro de 2013

ESCOLA ROSA HERCULANA NO RITMO DO 7 DE SETEMBRO

PROJETO: 7 DE SETEMBRO

PARABÉNS EQUIPE!









7 DE SETEMBRO

DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

História da Independência do Brasil

A Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I as margens do riacho do Ipiranga em São Paulo.

Causas:

- Vontade de grande parte da elite política brasileira em conquistar a autonomia política;

- Desgaste do sistema de controle econômico, com restrições e altos impostos, exercido pela Coroa Portuguesa no Brasil;

- Tentativa da Coroa Portuguesa em recolonizar o Brasil.

Dia do Fico

- D. Pedro não acatou as determinações feitas pela Coroa Portuguesa que exigia seu retorno para Portugal. Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro negou ao chamado e afirmou que ficaria no Brasil.

Medidas pré independência:

Logo após o Dia do Fico, D. Pedro I tomou várias medidas com o objetivo de preparar o país para o processo de independência:

- Organização a Marinha de Guerra

- Convocou uma Assembleia Constituinte;

- Determinou o retornou das tropas portuguesas;

- Exigiu que todas as medidas tomadas pela Coroa Portuguesa deveriam, antes de entrar em vigor no Brasil, ter a aprovação de D. Pedro.

- Visitou São Paulo e Minas Gerais para acalmar os ânimos, principalmente entre a população, que estavam exaltados em várias regiões.

A Proclamação da Independência

Ao viajar de Santos para São Paulo, D. Pedro recebeu uma carta da Coroa Portuguesa que exigia seu retorno imediato para Portugal e anulava a Constituinte. Diante desta situação, D. Pedro deu seu famoso grito, as margens do riacho Ipiranga: “Independência ou Morte!”

Pós Independência

- D. Pedro I foi coroado imperador do Brasil em dezembro de 1822;

- Portugal reconheceu a independência, exigindo uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas;

- Em algumas regiões do Brasil, principalmente no Nordeste, ocorreram revoltas, comandadas por portugueses, contrárias à independência do Brasil. Estas manifestações foram duramente reprimidas pelas tropas imperiais.  


PASSEIO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO ESTUDANTE

20 DE AGOSTO
ALUNOS E TODA EQUIPE DA PRH REALIZARAM UM PASSEIO NO CLUBE "S.E.R. RIO PARDO DE MINAS"


 











segunda-feira, 19 de agosto de 2013


OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA 2013

ALUNOS CLASSIFICADOS PARA 2ª FASE

PARABÉNS ALUNOS!

Nível 1
 
BRENO COUTINHO
EISHILA EDIANE GONÇALVES DOS SANTOS
IANE DOS REIS SANTOS
JOÃO EVANGELISTA SILVEIRA DE ASSIS
KENDSON RAMOS DA SILVA
TALISON SANTOS DIAS
TIAGO JOSE DA SILVA
Nível 2

ANA PAULA DE OLIVEIRA SILVA
ELISVANIA BARBOSA DOS SANTOS
EZEQUIEL DOS REIS
VANESSA ALVES REIS

11 DE AGOSTO - DIA DOS PAIS

              O dia dos pais no Brasil é comemorado no segundo domingo de agosto. Isso faz com que haja uma variação na mesma, caindo em dias diferentes. A história mais conhecida em comemoração ao dia dos pais é a de William Jackson Smart, um ex-combatente da guerra civil que perdeu sua esposa quando os seis filhos eram ainda bem pequenos, criando-os sozinho. Sua filha Sonora Smart resolveu homenageá-lo, no ano de 1909, em razão da admiração que sentia, por este ter dedicado sua vida aos filhos e ter conseguido criá-los muito bem. A data escolhida foi a de nascimento de Willian, dezenove de junho.
              Aos poucos a data passou a ser difundida a outras famílias da cidade onde moravam, no estado de Washington, sendo espalhada por todo país, até que o presidente Richard Nixon tornou-a oficial. Porém, o primeiro registro de homenagem a um pai surgiu na antiga Babilônia, há mais de quatro mil anos, onde um jovem modelou e esculpiu um cartão para seu pai, desejando sorte, saúde e muitos anos de vida. Nos Estados Unidos a data ficou estabelecida para ser comemorada no terceiro domingo de junho, assim como África do Sul, México, Canadá, França, Turquia, Venezuela, dentre outros. Na Austrália e Nova Zelândia a comemoração acontece no primeiro domingo de setembro; na Rússia, no dia vinte e três de fevereiro; na Tailândia, no dia cinco de dezembro; e na Itália, no dia 19 de março, dia de São José.
        A data passou a ser comemorada no Brasil a partir de 1953. Várias entidades da imprensa se juntaram a fim de promover um concurso onde homenageariam três tipos de pais: o pai com maior número de filhos, o pai mais jovem e o pai mais velho. Os vencedores foram um pai com trinta e um filhos, um pai de 16 anos e um pai com 98 anos.
        Ao se tornar pai, o homem passa a ter responsabilidades com seus filhos, devendo sustentá-los de forma digna, dar-lhes atenção, amor, carinho e proteção.
         Segundo a Constituição Federal do Brasil, de 1988, o pai tem direito a cinco dias de licença após o nascimento de seus filhos, onde terá tempo para auxiliar a mãe do recém-nascido e fazer o registro do mesmo, em cartório.
      O sucesso da comemoração dessa data é muito grande, movimentando bastante o comércio, pois os filhos oferecem presentes aos seus progenitores. Neste dia, os pais recebem atenção e carinho, tornando a data um dia diferente e muito especial para todos.
Jussara de Barros
Pedagoga


11 DE AGOSTO - DIA DO ESTUDANTE

PARABÉNS ESTUDANTES! SUCESSO!!!

        O dia do estudante é comemorado em 11 de agosto, a mesma data em que foram instituídos os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do Brasil, por Dom Pedro I, no século XIX.
           Em razão dessa marcante decisão, Celso Gand Ley, cem anos após a criação desses cursos, em 1927, indicou a data para se tornar o dia do estudante.
Vários presidentes do nosso país, artistas e escritores se formaram nesses cursos; um da USP, através da escola do Largo São Francisco e o outro em Olinda, depois transferido para o Recife.
       A faculdade mais próxima do Brasil era em Portugal, na cidade de Coimbra, e quem quisesse estudar em nível superior tinha que ir para lá ou para outras localidades da Europa, a fim de concluir seus estudos. Isso antes da criação desses cursos no Brasil.
As turmas iniciantes tinham poucos alunos e as estruturas das escolas eram bem simples, com salas feitas de taipa, no prédio do Convento de São Francisco. No ano de 1934 o curso foi incorporado pela Universidade de São Paulo – USP. Estudar é exercitar a memória para adquirir conhecimentos, aprender. Mas para que isso aconteça um estudante deve frequentar uma escola e participar das atividades propostas, fazer as tarefas de sala bem como as passadas para serem feitas em casa, além de estudar em casa os conteúdos que foram passados em sala de aula.
        Com o passar dos anos, passa a entender as matérias através da reflexão e da análise das mesmas. Os estudantes devem ser responsáveis com seus estudos, pois o sucesso profissional virá através de muita dedicação. Além disso, merecem todo respeito e consideração de seus familiares, pois é o seu trabalho. 
         No Brasil, a educação é um problema social, pois não atende a demanda da quantidade de crianças e jovens que deveriam ingressar nos estudos. As escolas não possuem estrutura física adequada, além de faltar muitas vagas, fazendo com que um grande número de crianças e adolescentes não tenham a oportunidade de estudar.
      A educação é uma responsabilidade dos governantes e está na Constituição do nosso país, mas ainda está muito deficitária, com professores mal remunerados e um ensino de pouca qualidade. Tudo isso favorece a evasão e a repetência escolar.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

DIA "D" - 07 DE AGOSTO DE 2013
"TODA ESCOLA DEVE FAZER A DIFERENÇA"


       Neste dia todos os professores e equipe pedagógica se reúnem em suas escolas para discutirem os resultados em avaliações educacionais, as metodologias de ensino e adequar o Plano de Intervenção Pedagógica. Toda a equipe da Escola Municipal Professora Rosa Herculana compareceu e colaborou para a reformulação do PIP. 
        Parabéns a toda equipe da E.M.P.R.H. pela dedicação e comparecimento a reunião tão importante para o futuro educacional!

Fotos do dia D





DIA "D" - 10 DE AGOSTO DE 2013
"TODA A COMUNIDADE PARTICIPANDO"


       Neste dia a Escola Municipal Professora Rosa Herculana abriu as portas para toda a Comunidade e representantes locais, um evento de grande importância para a educação do nosso município. Tivemos a honra em recebermos a presença de 64 pais e todos os funcionários para juntos planejarmos o PIP e assim darmos um grande passo rumo ao progresso educacional dos nossos alunos. 
        Parabéns aos pais e funcionários pela participação!


Fotos do dia D