segunda-feira, 17 de dezembro de 2012


FORMATURA - PROJOVEM TRABALHADOR 2012

       
                Aos 16 de dezembro Rio Pardo de Minas esteve em festa, pois os alunos do Programa Projovem Trabalhador 2012 receberam a certificação de conclusão de conclusão de curso. Certamente um evento muito esperado por todos e de grande representatividade social.
                Tivemos as presenças: Deputado Federal Zé Silva, Deputado Estadual Arlen Santiago, Prefeito Antônio Pinheiro, Secretária de Assistência Social Gláucia, Presidente da Câmara de Vereadores Juscelino, Vereador Gilvânio, Vereador eleito Tácito, Responsáveis pela Iniciativa Global: Vagner e Jaqueline,  a Acessora do Programa Tereza, o Professor Josiel e os 90 alunos concluintes dos cursos: Administração e Vestuários.
              O evento representou a seriedade do Programa Projovem Trabalhador, o compromisso dos nossos representantes políticos e principalmente a dedicação dos alunos. Estes que alcançaram parte dos seus objetivos antes de ingressarem no mercado de trabalho, após a conclusão do curso e certificação estão aptos para se tornarem profissionais competentes e com conhecimento. 



















OLÍMPIADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA
2012

 Queridos alunos, parabéns pela participação e dedicação!
Vocês são vencedores por não desistirem e enfrentarem os desafios, representaram nossa escola muito bem!
Parabéns! Os sinceros cumprimentos do diretor Josiel.

Professores Cleiton e Claudinéia, parabéns pela dedicação e compromisso com nossos alunos e toda comunidade escolar!

domingo, 9 de dezembro de 2012


AGRADECIMENTOS!

       
      Caros amigos;

    Estamos na reta final de mais um ano de trabalho e dedicação. Vamos concluir nossas atividades com seriedade e compromisso. 
Desejo-lhes muita paz, saúde, amor e um feliz natal cheio de muitas realizações.
Que venha 2013: Um ano de muitas bençãos e conquistas para todos! 


"A vida é uma arte para quem sabe vivê-la!"
Mantenha a postura!!!

Sinceros votos de felicidades do diretor Josiel.




DATAS COMEMORATIVAS DO MÊS 
DEZEMBRO

01 · Dia Internacional da Luta contra a AIDS
01 · Dia do Imigrante
01 · Dia do Numismata
02 · Dia Nacional do Samba
02 · Dia da Astronomia
02 · Dia Pan-americano da Saúde
02 · Dia Nacional das Relações Públicas
03. Dia Internacional do Portador de Deficiência
04 · Dia da Propaganda
04 · Dia do Pedicuro
04 . Dia do Orientador Educacional
08 · Dia Mundial da Imaculada Conceição
08 · Dia da Família
08 · Dia da Justiça
09 · Dia da Criança Especial
09 · Dia do Fonoaudiólogo
09 · Dia do Alcoólico Recuperado
10 · Declaração Universal Direitos Humanos
10 · Dia Internacional dos Povos Indígenas
10 · Dia Universal do Palhaço
11 · Dia do Arquiteto
11 · Dia do Engenheiro
13 · Dia do Cego
13 · Dia do Marinheiro
13 · Dia do Ótico
13 . Dia de Santa Luzia
13 . Dia do Engenheiro Avaliador e Perito de Engenharia
14 . Dia Nacional do Ministério Público
16 · Dia do Reservista
18 . Dia do Museólogo
20 · Dia do Mecânico
21 · Dia do Atleta
22 · Início do verão
23 · Dia do Vizinho
24 · Dia do Órfão
25 · Natal
26 · Dia da Lembrança
28 · Dia do Salva-vidas
31 · Dia de São Silvestre
31 · Reveillon

20 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA



    

     “A luta pela liberdade dos negros brasileiros jamais cessou. Em 1971, um significativo capítulo de nossa história vinha à tona pela ação de homens e mulheres do Grupo Palmares. Lá do Rio Grande do Sul era revelada a data do assassinato de Zumbi, um dos ícones da República de Palmares. Passados sete anos, ativistas negros reunidos em congresso do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial cunharam o 20 de novembro como Dia da Consciência Negra. Em 1978, era dado o passo que tornaria Zumbi dos Palmares um herói nacional, vinculado diretamente à resistência do povo negro.
       Herdamos os propósitos de Luiza Mahin, Ganga Zumba e legiões de homens e mulheres negras que se rebelaram a um sistema de opressão. Lançaram mão de suas vidas a se conformarem com a prisão física e de pensamento. Contrapuseram-se ante às tentativas de aniquilamento de seus valores africanos e contribuíram com seus saberes para a fundação e o progresso do Brasil.
      Orgulhosamente, exaltamos nossa origem africana e referendamos a unidade de luta pela liberdade de informação, manifestação religiosa e cultural. Buscamos maior participação e cidadania para os afro-brasileiros e nos associamos a outros grupos para dizer não ao racismo, à discriminação e ao preconceito racial.
     Que este 20 de Novembro, assim como todos os outros, seja de muita festividade, alegria e renove nossas energias para continuarmos nossa trajetória para conquista de direitos e igualdade de oportunidades. Estejamos todos, homens e mulheres negras, irmanados nesta caminhada pela liberdade e pela consciência da riqueza da diversidade racial!”

Matilde Ribeiro

Ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial


Acesse: http://www.planalto.gov.br/seppir/20_novembro/apres.htm


Quando tudo aconteceu...

1600: Negros fugidos ao trabalho escravo nos engenhos de açúcar de Pernambuco, fundam na serra da Barriga o quilombo de Palmares; a população não pára de aumentar, chegarão a ser 30 mil; para os escravos, Palmares é a Terra da Promissão. - 1630: Os holandeses invadem o Nordeste brasileiro. - 1644: Tal como antes falharam os portugueses, os holandeses falham a tentativa de aniquilar o quilombo de Palmares. - 1654: Os portugueses expulsam os holandeses do Nordeste brasileiro. - 1655: Nasce Zumbi, num dos mocambos de Palmares - 1662 (?): Criança ainda, Zumbi é aprisionado por soldados e dado ao padre António Melo; será baptizado com o nome de Francisco, irá ajudar à missa e estudar português e latim. - 1670: Zumbi foge, regressa a Palmares. - 1675: Na luta contra os soldados portugueses comandados pelo Sargento-mor Manuel Lopes, Zumbi revela-se grande guerreiro e organizador militar. - 1678: A Pedro de Almeida, Governador da capitania de Pernambuco, mais interessa a submissão do que a destruição de Palmares; ao chefe Ganga Zumba propõe a paz e a alforria para todos os quilombolas; Ganga Zumba aceita; Zumbi é contra, não admite que uns negros sejam libertos e outros continuem escravos. - 1680: Zumbi impera em Palmares e comanda a resistência contra as tropas portuguesas. - 1694: Apoiados pela artilharia, Domingos Jorge Velho e Vieira de Mello comandam o ataque final contra a Cerca do Macaco, principal mocambo de Palmares; embora ferido, Zumbi consegue fugir. - 1695, 20 de Novembro: Denunciado por um antigo companheiro, Zumbi é localizado, preso e degolado.

Fernando Correia da Silva


Zumbi dos Palmares
Falecimento20 de novembro de 1695, Alagoas






15 DE NOVEMBRO - PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

A regime monárquico existiu no Brasil entre os anos de 1822 a 1889. Neste período o país teve dois imperadores: D. Pedro I e D. Pedro II.
Causas
- Crise e desgaste da Monarquia - o sistema monárquico não correspondia mais aos anseios da população e às necessidades sociais que estava em processo. Um sistema em que houvesse mais liberdades econômicas, mais democracia e menos autoritarismo era desejado por grande parte da população urbana do país.
- Forte interferência de D. Pedro II nas questões religiosas, que provocou atritos com a Igreja Católica.
- Censura imposta pelo regime monárquico aos militares. O descontentamento dos militares brasileiros também ocorria em função dos rumores de corrupção existentes na corte.
- Classe média e profissionais liberais desejavam mais liberdade política, por isso muitos aderiram ao movimento republicano, que defendia o fim da Monarquia e implantação da República.
- Falta de apoio da elite agrária ao regime monárquico, pois seus integrantes queriam mais poder político.
- Fortalecimento do movimento republicano, principalmente nas grandes cidades do Sudeste.
A Proclamação
Na capital brasileira (cidade do Rio de Janeiro) em 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca liderou um golpe militar que derrubou a Monarquia e instaurou a República Federativa e Presidencialista no Brasil.  No mesmo dia foi instaurado o governo provisório em que o Marechal Deodoro da Fonseca assumiu a presidência da República.

Acesse: http://www.historiadobrasil.net/



DATAS COMEMORATIVAS DO MÊS 

NOVEMBRO


29 DE OUTUBRO - DIA NACIONAL DO LIVRO
      Livro, nosso principal amigo que nos conduz para o conhecimento. Amigo leal, companheiro e inteligente.
     Você sabe por que comemoramos o dia Nacional do Livro no dia 29 de outubro? Por que foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO.
      O Brasil passou a editar livros a partir de 1808 quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi "MARÍLIA DE DIRCEU", de Tomás Antônio Gonzaga. 


Acesse: http://www.prolivro.org.br/

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012


CONVITE


O PROFESSOR E DIRETOR JOSIEL GOMES DA SILVA, CONVIDA TODOS OS SEUS AMIGOS PARA ESTAREM PRESENTES NA REUNIÃO SOLENE A SER REALIZADA ÀS 19H DO DIA 28 DE DEZEMBRO DE 2012 NA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE RIO PARDO DE MINAS-MG, NUMA OCASIÃO NA QUAL O MESMO RECEBERÁ O TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO RIOPARDENSE.
DESDE JÁ, ANTECIPA AGRADECIMENTOS.






Imagem de Josiel Gomes da Silva


UFOP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

ESCOLA DE GESTORES 
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

- O DIRETOR JOSIEL GOMES DA SILVA, ALUNO DA UFOP, ESPECIALIZANDO MAIS UMA VEZ EM GESTÃO ESCOLAR, COM OBJETIVO DE ATUAR COM MAIS CONHECIMENTO PARA ATINGIR RESULTADOS POSITIVOS.


Esta é uma proposta de um curso de especialização em gestão escolar no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública, que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação, sob a responsabilidade da Universidade Federal de Ouro Preto.  Trata-se de curso de pós-graduação lato sensu voltado para a formação continuada e pós-graduada de dirigentes da educação básica, sobretudo gestores das escolas públicas, a realizar-se por meio da educação a distância. Este curso insere-se num conjunto de políticas que vêm sendo implementadas pelo setor público, nas esferas federal, estadual e municipal, e que expressam o esforço de governos e da sociedade em garantir o direito da população brasileira à educação escolar com qualidade social.

Cursos:Turma GeralEDG01 - Introdução ao Moodle - Polo Montes Claros/Lagamar, EDG02 - Fundamentos do Direito à Educação - Polo Montes Claros/Lagamar

ACESSE:http://www.escoladegestores.cead.ufop.br/




ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ROSA HERCULANA


DIRETOR: JOSIEL GOMES DA SILVA
LEMA: POSTURA JÁ!

NORMAS ADMINISTRATIVAS E DISCIPLINARES DA ESCOLA/2012




01/2012 -  LEI Nº 12031 - DECRETO FEDERAl QUE IMPLICA EM CANTAR O HINO NACIONAL UMA VEZ POR SEMANA.

02/2012 - HORÁRIO DE ENTRADA - 10 MINUTOS DE TOLERÂNCIA PARA ATRASO COM JUSTIFICATIVA.

03/2012 - PROIBIÇÕES: CELULARES/DEMAIS APARELHOS ELETRÔNICOS E/OU SONOROS E BONÉS.
OBS.  A QUESTÃO DA PROIBIÇÃO DE BONÉS NA ESCOLA FOI DEVIDO A QUESTÃO PRINCIPAL DE COLOCAR A ESCOLA COMO UM LUGAR DE RESPEITO DA MESMA ALTURA DAS IGREJAS, DELEGACIAS E TANTAS OUTRAS REPARTIÇÕES JUDICIAIS, PÚBLICAS E PRIVADAS. E QUE SE NESSES AMBIENTES NÃO CONSEGUIRÃO ENTRAR USANDO BONÉ POR QUE É UM LUGAR DE RESPEITO, NA ESCOLA SERÁ DO MESMO JEITO, TAMBÉM UM LUGAR DE RESPEITO.

04/2012 - CARTÃO/AUTORIZAÇÃO: ALUNOS SÓ PODERÃO PERMANCER FORA DA SALA DURANTE O HORÁRIO DE AULA PORTANDO O CARTÃO/AUTORIZAÇÃO CONCEDIDO PELO PROFESSOR(A), O QUAL TEM VALIDADE E CONCEDE AO ALUNO(A) O TEMPO MÁXIMO DE 02 MINUTOS DE FICAR FORA DA SALA.
 OBS. NÃO HÁ TUMÚLTOS, CORRERIA E ALUNOS CORRENDO PELOS CORREDORES DA ESCOLA.

05/2012 - VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO: OS BENS MATERIAIS PASSA A TER UM VALOR X, SENDO ASSIM EVITA OS DESCASOS, VANDALISMO E/OU PREJUIZOS; CADEIRA R$100,00 - MESA R$150,00 - COPOS/PRATOS R$10,00.

06/2012 - O PROJETO INTERDISCIPLINAR DA HORTA ESCOLAR SERÁ DE RESPONSABILIDADE DE TODA COMUNIDADE ESCOLAR, DEVENDO ZELAR E MANTER A MESMA EM PRODUÇÃO E PRESERVADA.

07/2012 - O USO DO UNIFORME É OBRIGATÓRIO. A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO UNIFORME DEVERÁ SER TRABALHADA EM SALA DE AULA, NUMA QUE REPRESENTA A HISTÓRIA LOCAL, COM O DESENHO DO LAÇO HÚNGARO.

obs. Apenas algumas das normas que fizeram e fazem a diferença em qualquer escola.

PROEB 2012

NOSSO FOCO: ATINGIR AS METAS

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica - Proeb - tem por objetivo avaliar as escolas da rede pública, no que concerne às habilidades e competências desenvolvidas em Língua Portuguesa e Matemática. Não se trata, portanto de avaliar individualmente o aluno, o professor ou o especialista. O Proeb avalia alunos que se encontram no 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio.

Acesse: http://www.simave.caedufjf.net/simave/proeb/selecaoGeral.faces

Acesse o site e observe os gráficos de desempenho de 2011.


15 DE OUTUBRO - DIA DO PROFESSOR


PARABÉNS PROFESSORES!!!

MUITAS FELICIDADES E SUCESSO A TODOS!!!


Os professores merecem salários mais justos, pois lidam com a educação de um país
O dia do professor é comemorado em 15 de outubro.
Durante seu período de formação, esse profissional desenvolve habilidades que o ajudará a lidar com crianças e jovens que estão em fase escolar, como metodologias de trabalho e didática de ensino.
Hoje em dia os professores têm um papel social maior, estão mais envolvidos e engajados no exercício da profissão, pois as metodologias de ensino mudaram muito de uns anos pra cá.
O professor deixou de ser visto como o todo poderoso da sala de aula, o detentor do saber, o dono da razão, e foi reconhecido como o instrumento que proporciona a circulação do conhecimento dentro da sala de aula.
Isso acontece em razão de seu modo de agir, a maneira como conduz as aulas, pois considera os conhecimentos que os alunos levam consigo, fazendo com que cada um manifeste a sua opinião acerca dos assuntos discutidos.
A criação da data se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63.
Os conceitos trabalhados eram diferenciados de acordo com o sexo, sendo que os meninos aprendiam a ler, a escrever, as quatro operações matemáticas e noções de geometria. Para as meninas, as disciplinas eram as mesmas, porém no lugar de geometria entravam as prendas domésticas, como cozinhar, bordar e costurar.
A ideia de fazer do dia um feriado surgiu em São Paulo, com o professor Salomão Becker, que propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências etc.
A reunião foi um sucesso e por este motivo outras escolas passaram a adotar a data, até que ela se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país.
Anos depois a data passou a ser um feriado nacional, dando um dia de descanso a esses profissionais que trabalham de forma dedicada e por amor ao que fazem.

Por Jussara de Barros-Graduada em Pedagogia
Fonte:www.brasilescola.com.br









12 DE OUTUBRO - DIA DAS CRIANÇAS

PARABÉNS CRIANÇAS!!!

OS SINCEROS VOTOS DE FELICIDADES DO DIRETOR JOSIEL
Dia das Crianças

Origem do Dia das Crianças    

Em 1920, um deputado federal chamado Galdino do Valle Filho teve a idéia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
Mas, no ano de 1960, a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção com a Johnson & Johnson e lançou a "Semana do Bebê Robusto" com o objetivo exclusivamente de aumentar suas vendas, e a apetir desse momento é que a data passou a ser comemorada, com muitos presentes.

Ser Criança

Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias,
Sorrisos e brincadeiras.
Ser criança é comer algodão doce e se lambuzar.
Ser criança é acreditar num mundo cor de rosa.
Cheio de pipocas
Ser criança é olhar e não ver o perigo.
Ser criança é sorrir e fazer sorrir.
Ser criança é chorar sem saber por que.
Ser criança é se esconder para nos preocupar.
Ser criança é pedir com os olhos.
Ser criança é derramar lágrima para nos sensibilizar.
Ser criança é isso e muito mais.
É nos ensinar que a vida, apesar de difícil,
Pode tornar-se fácil com um simples sorriso.
É nos ensinar que criança só quer carinho e afeto.
É nos ensinar que, para sermos felizes,
Basta apenas olharmos para uma criança.

 Magia Infantil

Nas mãos das crianças o mundo vira um conto de fadas,
porque na inocência do sorriso infantil,
tudo é possível, menos a maldade.
Crianças são anjos,
são pedaços de Deus que caíram do céu para nos trazer a luz viva
que há de fazer ressuscitar a verdade que vive escondida em cada um.
De braços abertos a criança não cultiva inimigos,
sua tristeza é momentânea.
De olhos abertos a criança não enxerga o feio, o diferente,
apenas aceita o modo de ser de cada um que lhe dirige o caminho.
De ouvidos atentos a criança gosta de ouvir tudo
como se os sons se misturassem formando uma doce vitamina de vozes,
vozes que ela pode imitar, se inspirar para crescer.
Questionando, brincando, a criança está sempre evoluindo,
achando esse mundo um Paraíso,
mas a criança sabe no seu interior o que é o amor
e quer sugá-lo como se fosse seu único alimento,
não lhe dê uma mamadeira de ódio,
pois com certeza sua contaminação seria fatal e inesquecível.
Criança me lembra: cor, amor, arco-íris, rosas,
doce de brigadeiro,
tintas das cores: vermelha, laranja, azul, amarelo;
me lembra cachoeira, pássaros, dia de festa.
Ser criança é estar de bem com a vida,
é ter toda a energia do Universo em si.
Feliz Dia Das Crianças!-Rosa Pinheiro dos Santos

Atividades para Dia das Crianças

  • Fazer Brincadeiras com máscaras;
  • Fazer um teatro de fantoches;
  • Fazer uma receita simples com as crianças;
  • Cantar músicas sobre Crianças;
  • Ler com elas a Declaração dos Direitos das Crianças;
  • Fazer um piquenique;
  • Fazer uma Caça ao Tesouro;
  • Brincar de Batata Quente

Lembrancinhas para o Dia das Crianças

Tambor de Lata

O que você precisa:
  • 1 pote plástico ou 1 lata com tampa plástica 
  • Barbante ou Corda 
Como fazer:
  1. Enfeite o pote ou lata como quiser. Você pode imprimir um desenho do personagem de desenho preferido da criança e colar.
  2. Faça 2 furos no pote ou lata, passe o barbante e amarre por dentro. 
  3. Pendure no pescoço e toque com uma colher ou pedaço de pau (use um "rashi" - talher de comida japonesa).

Violão de Caixa de Sapatos

O que você precisa:
  • 1 caixa de sapatos
  • 6 elásticos
  • Fita adesiva
Como fazer:
  1. Recorte uma abertura na tampa da caixa de sapatos.
  2. Prenda a tampa com fita adesiva.
  3. Coloque os 6 elásticos no centro da caixa, sobre o buraco.
Fonte:http://www.calendarr.com/brasil/dia-das-criancas/





BLOG EM ATUALIZAÇÃO, 

EM BREVE DIVERSAS NOVIDADES!

ABRAÇOS DO DIRETOR JOSIEL

segunda-feira, 24 de setembro de 2012


AGRADECIMENTOS




    Aos 21 de setembro de 2012 tive a oportunidade de visitar duas escolas, as quais fizeram parte da minha história. Minha primeira visita foi na Escola Estadual Augusto Martins Ferreira, em Mocambinho, onde estudei o 1º e 2º ano do Ensino Médio, fui recebido com muito carinho e respeito pelos funcionários, sendo que alguns já foram meus professores. A minha segunda visita foi na Escola Estadual do Núcleo Habitacional I, no NHI - Área F, onde estudei da 5ª a 8ª série, fui recepcionado pela minha ex professora Val, a qual foi muito atenciosa e educada comigo. Estarei retornando a todas as Escolas as quais já estudei, onde estarei palestrando a respeito da motivação pessoal e profissional e principalmente sobre valorização da educação e dos profissionais.
     Grande abraço a todos. Foi um prazer revê-los!

     Atenciosamente,


Josiel Gomes da Silva
Diretor da E. M. Profª. Rosa Herculana - Aut. 011729

terça-feira, 18 de setembro de 2012

7 DE SETEMBRO - 
DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL



HISTÓRIA



Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política do território brasileiro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), no início do século XIX, e a instituição do Império do Brasil (1822-1889), no mesmo ano. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a historiografia clássica do país, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente do Brasil, então D. Pedro de Alcântara de Bragança (futuro imperador Dom Pedro I do Brasil), terá bradado perante a sua comitiva: "Independência ou Morte!". Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores em nossos dias.


EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL BRASILEIRO E APRESENTAÇÕES